.




Crenças e ceticismo


.
 De cada dez pessoas no mundo, nove têm religião. O historiador da ciência Michael Shermer também já teve uma. Mas resolveu mudar de lado. Hoje, ele é editor-chefe da revista Skeptic e dedica a vida a uma missão: combater ideias que julga irracionais. Aqui Shermer conta como é a sua luta diária por um mundo mais racional - e com menos OVNIs, fadas e horóscopos.


Michael Brant Shermer (Glendale, 8 de setembro de 1954) é um psicólogo, escritor e historiador da ciência estadunidense, fundador da revista Skeptic Magazine e diretor da Skeptics Society. É também colunista da Scientific American.
Ateu e cético, é famoso por seus estudos em psicologia experimental e como porta-voz da comunidade cética.

Sociedade cética

 

 Em 1992 começou a Shermer Skeptics Society, que produz revista Skeptic e atualmente tem mais de 55.000 membros. Além disso, o grupo organiza a Série Palestra Caltech, que oferece alto-falantes em uma ampla gama de temas relacionados com a ciência, a psicologia, as questões sociais, religião/ateísmo, ceticismo. Wiki

De onde vem essa tendência humana em crer cegamente? 


Acho que há razões biológicas para isso. Provavelmente todos herdamos uma tendência genética a acreditar. Imagine que você está na mesmo hábitat natural de nossos antepassados: uma savana africana. Ouve um ruído estranho e pensa: será que é um tigre? Não há tempo suficiente para julgar se está certo ou errado. Na dúvida, você acredita. Mas já inventamos algo para nos ajudar no julgamento e lutar contra essa tendência natural. Algo chamado ciência.

 Que tipo de situação você enfrenta quando questiona a crença das pessoas?

 

 Recentemente um leitor me mostrou uma foto de um OVNI. Olhei para ele e disse: "Cara, isso é uma pipa". Mas ele continuou a insistir: "Não, eu estava lá. Não era um pipa". Entrei no Google e, entre milhares de fotos de pipas, mostrei uma exatamente igual àquela. Ele respondeu: "Não, não. Você acha que os alienígenas criariam naves espaciais iguais a pipas? Você está louco?". É esse tipo de situação que encontro. Às vezes, até me diverte.

 A mesma ciência que você usa para desmascarar OVNIs pode ser usada com Deus?

 

As pessoas supõem que Deus está aqui entre nós. Então é razoável perguntar: "Ok, qual a evidência disso?". Há quem diga "Bem, ele ajuda pessoas, cura câncer etc". Nada disso. Quem mede a melhora na saúde de quem ora para se curar, percebe que ela é estatisticamente igual à dos outros doentes. Só que estudos como esses costumam ter pouco efeito. Experimente, por exemplo, perguntar por que as pessoas creem. Muita gente responderá "Porque acredito em acreditar". É a fé agindo como um vício, exercendo um efeito cerebral tão poderoso quanto jogar na roleta do cassino. Há religiões tão perigosas para a mente quanto o jogo e as drogas ilegais. Elas estão cheias de ideias ruins que ficam plantadas no cérebro. E não é nada fácil tirá-las de lá.


Essas ideias religiosas não têm função no mundo de hoje? 

 

A principal preocupação das pessoas é que, em um mundo sem religião, não existiria mais moral e ética. Bobagem. A tendência natural das pessoas é agir moralmente. Quanto mais integrado o mundo estiver, mais moral ele será. Já a religião não contribui para isso.

Ateus e agnósticos ainda sofrem preconceito? 

 

Tenho uma amiga que escreve esquetes de humor sobre isso. Em uma delas, um gay quer sair do armário e tem medo da reação dos pais. Então diz: "Pai, eu sou ateu". Três segundos depois, ele diz: "Brincadeira! Eu sou apenas gay". A verdade é que muita gente ainda vê os ateus como uma ameaça. Acho que é porque temos argumentos e aí a nossa voz fica mais poderosa que o discurso da fé.

Fonte: O exterminador de crença 

..
Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 Ponderações:

  1. Ana,

    Michael Shermer é um dos mais combativos eloquentes céticos dos EUA. Ele é uma figura inteligente e bem humorada, que exerce como poucos a tarefa, muitas vezes divertida, de combater crenças, mitos e teorias malucas.

    Uma boa leitura sempre.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois então Warley, estou aos poucos conhecendo esse mundo repleto de homens inteligentes que tem feito um grande bem ao elucidar e desmistificar tantas histórias que nos rodeiam desde a infância, nos tornando seres adultos conscientes e livres.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Da mesma forma que e possível encontrar na nossa língua pátria muitos blogs de céticos na internet, vamos encontrar uma infinidade de blogs sobre religião, só que estes em um número superior, principalmente em se tratando da dita religião cristã. Mas eu acho que esta proporção tende a se modificar na medida que o nível de escolaridade media do brasileiro for evoluindo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldo

      Compartilho com você da mesma ideia. Quanto mais a pessoa progride interiormente com o conhecimento e atualizações do mundo em que vive no aqui e agora, ela tende é claro a ampliar seus conhecimentos saindo daquele cercado que a religião impõe.
      Parece que, quanto mais pobre e atrasado é um pais mais os líderes religiosos principalmente dos evangélicos ganham espaço.

      Obrigada pela visita e comentário, um abraço.

      Excluir

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.