.




O Jesus histórico - Yeshua (يسوع)



Yeshua - "Jesus"


Yeshua, Yasu’a (يسوع) , - “Yeshua'” - ܝܫܘܥ. ou שועה, yeshuah - nome de Jesus em hebraico e aramaico.

A afirmação de que a forma Yeshua é o nome original de "Jesus" tem sido muito debatida atualmente – alguns afirmam que era Yehoshua ou que a própria forma grega do nome “Jesus” era usada entre os cristãos antigos (comunidades falantes do Grego existentes em Israel, durante o período helenístico e posteriormente, sempre afirmaram que os manuscritos originais do Novo Testamento foram escritos primariamente em Grego). De qualquer forma, já se tem provas explícitas de que "Jesus", seus primeiros discípulos e a população que vivia na Terra de Israel naquele período, falavam aramaico (ou um tipo de hebraico-aramaico).


Onde esteve Jesus dos 13 aos 30 anos?


Até hoje milhões de cristãos de todas as religiões perguntam onde esteve ele durante os chamados 17 anos de sua vida desconhecida.
O Novo Testamento contém 27 livros, 7 956 versículos e 138 020 palavras. E uma única referência à juventude de Jesus.
O Evangelho de Lucas nos conta que, aos 12 anos, ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus tinha ficado para trás. Procuraram o garoto durante 3 dias e decidiram voltar ao Templo, onde o encontraram discutindo religião com os sacerdotes. "E todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência" (Lucas 2:42-49).
Os Evangelhos não dizem palavra a respeito. Há uma lacuna premeditada e um profundo mistério, porque todo profeta, por maior que seja ele, tem necessidade de ser iniciado. Alguns estudiosos acreditam que a Igreja Católica procura manter silêncio acerca dos Essênios, tentando ocultar que recebeu desta seita muitas influências e alguns historiadores veêm muita semelhança comparando a doutrina de Jesus com a dos Essênios.
O nome Essênios deriva da palavra egípcia Kashai, que significa "secreto". Na língua grega, o termo utilizado é "therepeutes", originário da palavra Síria "asaya", que significa médico ou terapeuta.
.

Lacunas na história real de Jesus

.
Dados de grande importância tem sido negligenciados ou encobertos por interesse da Igreja e dados por pouco valores relevantes por quem diz que basta creditar nas suas palavras pois o resto não é de importância para a fé ou para a salvação da alma.

Qual é a face  do seu Jesus?

Como  era o rosto de Jesus?
.
Em cada lugar do mundo se conhece um Jesus diferente, muitas imagens são pintadas e consequentemente adoradas por pessoas do mundo todo. Essas imagens variam de um lugar para outro. Alguns teólogos baseiam-se em algumas passagens do antigo testamento para fazer descrição da pessoa de Cristo como por exemplo, Is 53:2 para afirmar que Cristo não era um homem de boa aparência.

Nas regiões do Qumran, em grutas na montanhas próximas às ruínas de um mosteiro, zona árida e quente, foram encontrados jarros com manuscritos que continham documentos, revelações, cânticos, leis, usos e costumes, de um povo: Os Essênios.

O batismo de Jesus - prática normal entre os essêniosOs Pergaminhos deram novo ímpeto à teoria de que Jesus pode ter sido um estudante da filosofia essênia.Todos esses documentos foram preservados por quase dois mil anos e são considerados o achado do século, principalmente porque a Bíblia, até então conhecida, data de uma tradução grega, feita pelo menos mil anos depois da de Qumran.
Hoje, os Manuscritos do Mar Morto encontram-se no Museu do Livro em Jerusalém. A descoberta dos Pergaminhos do Mar Morto confirmou a referência feita pelo autor aos essênios e seus ensinamentos secretos, que precederam o cristianismo e que Jesus deve ter conhecido bem. Um relatório parcial sobre essa descoberta, do arqueólogo inglês G. Lankester Harding, Diretor do Departamento de Antiguidades da Jordânia, diz o seguinte:

"A mais espantosa revelação dos documentos essênios até agora publicada é a de que os essênios possuíam, muitos anos antes de Cristo, práticas e terminologias que sempre foram consideradas exclusivas dos cristãos. Os essênios tinham a prática do batismo, e compartilhavam um repasto litúrgico de pão e vinho presidido por um sacerdote. Acreditavam na redenção e na imortalidade da alma. Seu líder principal era uma figura misteriosa chamada o Instrutor da Retidão, um profeta-sacerdote messiânico abençoado com a revelação divina, perseguido e provavelmente martirizado.
Muitas frases, símbolos e preceitos semelhantes aos da literatura essênia são usados no Novo Testamento, particularmente no Evangelho de João e nas Epístolas de Paulo. O uso do batismo por João Batista levou alguns eruditos a acreditar que ele era essênio ou fortemente influenciado por essa seita. É de se notar que o Novo Testamento nunca menciona os essênios, embora lance frequentes calúnias sobre outras duas seitas importantes, os saduceus e os fariseus".

.
Trecho do Hino ao Conceito da Comunidade essênica.
Leia neste blog: Jesus – o homem invisível .
. .
Ou clique sobre a imagem para chegar até lá.

Caminhos feitos  pela busca por Jesus


.
 .
Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Ponderações:

  1. «...como por exemplo, Is 53:2 para afirmar que Cristo não era um homem de boa aparência». Francamente, que desonestidade! o profeta Isaías descreve a paixão do Servo Sofredor, à luz da qual se lê a Paixão de Cristo. A sua aparência é «feia«, por causa dos violentos maus tratos que sofreu. E, já agora, a aparência fisica de Jesus, resolve alguma coisa? Somos salvos pelo seu look? Que perda de tempo...

    ResponderExcluir

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.