.




Não matarás

.

"Governar acorrentando a mente através do medo da punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia




Deus de Amor e misericórdia que tanto fala a Bíblia, enfurecido promove o extermínio de uma nação para ali assentar o "seu povo", passando a fio de espada homens e mulheres, jovens e velhos, bois, ovelhas e jumentos, mas ... "tudo o que se encontrar em ouro e prata, em utensílios de cobre e de ferro, tudo seja consagrado ao Senhor e depositado em seu tesouro” Josué 6:19



"Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme sua imagem." Gêneses 9:6.
.

Deus contradiz seu próprio mandamento em Deuteronômio 7:2


Quando Deus ordena aos israelitas que varram do mapa todas as nações que habitavam a terra prometida: "Destruam-nos completamente. Não façam, de maneira nenhuma, qualquer espécie de alianças com eles; não tenham misericórdia deles. Devem liquidá-los completamente".
.

A terra prometida
 
A nação de Israel perambulou durante 40 anos a esmo antes de entrar na Terra Prometida, a terra que manava leite e mel (Canaã) região correspondente à área do atual Estado de Israel (inclusive as Colinas de Golã), da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte da Síria (uma faixa junto ao Mar Mediterrâneo, na parte sul do litoral da Síria  (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8). O pedaço da terra mais disputado do mundo talvez seja a terra de Canaã.

geografia de Israel nos tempos bíblicos

Depois da morte de Moisés, Deus ordena a Josué considerado por historiadores como (o maior sanguinário bíblico de todos os tempos), que tome frente a sua missão de introduzir o povo na terra prometida e ordena o  genocídio dos povos de Canaã, Jericó e outras. Veja AQUI num arquivo em pds sobre o Livro de Josué.


Antes de a nação de Israel entrar na terra prometida, Deus tinha dado instruções rigorosas quanto ao que deviam fazer com os moradores dalí - deviam ser destruídos. "Porém, das cidades destas nações, que o Senhor seu Deus, te dá de herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixará com vida. Antes, destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos fariseus, e aos heveus, e os jebuseus, como te ordenou o Senhor, teu Deus. Dt 20:13-17.

Dizimados em nome de um Deus


"E tudo quanto na cidade havia destruiram totalmente a fio de espada, desde o homem até a mulher, desde o menino até o velho,até ao boi e gado miúdo e ao jumento". Josué 6:21

Guerras Santas ou genocídios bíblicos
 
Toda esses massacres como se Deus criador e onisciente de todas as coisas ignorasse a grandiosidade do mundo que ele criou em 7 dias, inclusive a Terra com uma superfície estimada em 510.065.500 Km2 e que, como o Grande Arequiteto do Universo sabia que ela era redonda com um diâmetro de 12.713,5032 Km. Havia muita terra para ser habitada por seu povo sem que fosse necessário acabar com seus "outros filhos" acomodados com sua familia e assentados com seus bens adquiridos pelo trabalho . "No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e pó te tornarás". Disse Deus ao primeiro homem que ele criou.
A grandeza da Terra
.

O extermínio


.
“Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. A cidade, com tudo o que nela houver, seja votada ao interdito em honra do Senhor. Tudo o que se encontrar em ouro e prata, em utensílios de cobre e de ferro, tudo seja consagrado ao Senhor e depositado em seu tesouro”. O povo inteiro lançou, então, o grito de guerra, enquanto ressoavam as trombetas. Logo que o povo, ao ouvir a trombeta, deu um grande clamor, desabaram de repente as muralhas. Cada um entrou pelo lugar que estava à sua frente, e assim tomaram a cidade, matando tudo o que nela havia. Homens e mulheres, jovens e velhos, bois, ovelhas e jumentos, tudo foi passado ao fio da espada.

.
A história se repete até aos dias de hoje. Embutidos no fundamentalismo religioso e políticos protegidos por leis absoletas, desumanas e decriminatória o homem usa seu Deus como arma para alcançar poder, conquistas territoriais ou destacar-se politicamente assim como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Repetidas vezes na Bíblia, os fracassos ou reveses são interpretados como punições divinas por seus pecados.

.

Resumo:

.
"O mundo mudou e a Bíblia tem de ser revista, não apenas como um livro religioso, mas como uma poderosa fonte histórica e escrita por mãos humanas – leia-se mãos falhas, que nem sempre foram capazes de traduzir com perfeição o que vinha sendo transmitido de geração a geração. Isso é inegável, principalmente depois de tantas traduções que sofreu e do vergonhoso domínio imposto pela Igreja na Idade Média, ocultando informações, incitando temor infundado aos fiéis e até mesmo matando em nome de Deus".


Texto sob pesquisas e adaptado por Elma Carneiro de acordo com seu ponto de vista.

Leia também neste blog  Sodoma e Gomorra .

.
Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 Ponderações:

  1. Você levanta um ponto muito importante, no qual eu nunca havia pensado, quando fala do tamanho do planeta e da desnecessidade de Deus ser mandante de chacinas e genocídios para dar uma nação ao seu povo.
    Como é que pode ter tanta gente no mundo que não vê problema nenhum em não só aceitar esse tipo de coisa, como querer convencer outros?
    E também me espanta sempre como podem passar batido por contradições gritantes como por exemplo a ordem de Deus para destruir Jerico e o trecho de Gêneses que você destacou.

    Eu venho lendo seu blog devagar,o tempo é meio corrido e também escrevinho alguns pensamentos num blog meu, mas gostei muito daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então ssrodrigues, com tanto espaço na terra deus escolheu aquela região específica onde já havia assentamento de um povo sendo que ele, com todo seu poder de visão poderia ter evitado que ali se instalasse afim de evitar uma matança ou genocídio, por isso, eu concluo que deus não existe sendo fruto da imaginação do homem para seus interesses.

      Obrigada pela visita que me alegra. Estou começando a escrever e sou ainda primária nessa função, mas tento colocar aqui meus pontos de vista.

      Um abraço

      Excluir
    2. Ana,

      Sempre se fala nos absurdos contidos nos livros sagrados das grandes religiões, incluindo é claro a Bíblia. E não é muito difícil encontrar contradições, crueldades, misógina e outras aberrações diversas. Mas você aborda de um modo muito interessante e evidencia mais uma vez o quão falho é o deus que esse livro descreve. Chega a ser risível imaginar-se um deus onipotente, onisciente que não tenha consciência das dimensões da sua própria criação, ou que não pudesse, por exemplo, simplesmente transformar o deserto em, ou transportar o "o povo escolhido" para um paraíso tropical. Mas como ele não existe, a sua criação, assim como fora ao longo da história, foi usada para justificar todo tipo de atrocidade e injustiça. O que não me surpreende, em face da natureza dos seus criadores.

      A propósito, Ana, você teve a oportunidade de ler no meu blog o artigo Credo? É uma tradução livre de alguns trechos de um vídeo twitado por Richard Dawkins.
      Caso ainda não tenha lido eu recomento, pois tenho um palpite de que você irá gostar muito.

      Abraço!

      Excluir
    3. Shirley, qual é o endereço do seu blog? Gostaria de conhece-lo e prestigiá-lo também. Tomo a liberdade de convidá-la a visitar o meu: http://encontroversias.blogspot.com.br.

      Excluir
  2. Tinha formatado meu pc e perdi quase tudo, agora ele ta melhor rrss, gostaria de te perguntar: porque no site da Aline Velak não da pra comentar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADAMANTDOG

      Ainda bem que seu pc agora está sarado.
      Fui conferir o site da Aline Velak e seus comentários estão fechados. Vou tentar saber o porque.
      Seja sempre bem vindo.

      Abçs

      Excluir
  3. Warlei

    Que prazer sua visita e comentário.
    Pois é, os escritores da bíblia inspirados por um deus saído da imaginação pela necessidade de apoiar-se num ser superior, fizeram mesmo alguma confusão não sei se de propósito para desnortear e enfraquecer aqueles que acreditam no sobre-humano.
    Voltarei ao seu site para “reler” sua postagem sobre o Credo. Fiquei encantada, mas, devo voltar para comentar depois de refletir mais sobre as frases de tão riquíssimo teor.

    Até mais.

    ResponderExcluir

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.