.




Conversando com um amigo crente

 .
Ele falava sobre as maravilhas do poder e inteligência de Deus quando da criação do mundo há 6.000 anos conforme narrativas bíblicas tendo por base Adão e Eva, Noé o herói do Dilúvio, mundo esse que conforme a bíblia comportava apenas a Terra, acreditava-se que ela era plana, tinha cantos e limites, que possuía quatro cantos. Ezequiel 7:2
Os demais sinais ou objetos vistos nos céu como a lua ou as estrelas não eram explicadas satisfatoriamente mas, as pessoas acreditavam, porém, hoje para quem analisa essa história com um sentido mais lógico, baseado nos princípios da evolução dos estudos da geologia, cosmologia e astronomia, sua compreensão é outra.
Havia a ideia de que Deus criou as estrelas com o propósito de iluminar as noites.

Dando seguimento a conversa com meu amigo, num dado momento comentei sobre um sítio arqueológico de 12 mil anos descoberto no sudeste da Turquia por um pastor de ovelhas em 1994, que acredita-se ter sido usado para rituais religiosos no período Mesolítico [Idade da Pedra Lascada], milênios antes das primeiras cidades e dos primeiros templos da Mesopotâmia. Esse sítio recebeu o nome de  Göbekli Tepe.


Esse senhor médico em angiologia, casado e dois filhos em torno de 50 anos nunca havia lido algo sobre esta descoberta tamanho seu envolvimento religioso [mas sabe na ponta da língua centenas e mais centenas de versículos bíblicos do Velho e Novo Testamento] e teve uma resposta rápida argumentando que não poderia ser verdade pois não condizia com a criação do mundo que contava em 6 mil anos, as datas não batiam com as da Bíblia.
Ao ouvir essa nova notícia para ele absurda, sua fisionomia foi imediatamente tomada por uma “ira Divinal”,  ele disse: isso é um absurdo, como é que não está, escrito na Bíblia? Seu olhar fugiu do meu e fico imaginando então se eu dissesse que a idade da Terra sugerida pela ciência é de aproximadamente de 4,56 bilhões de anos e que o homem surgiu há 570 milhões de anos... então, vi que dai pra frente nosso papo acabou, preferi calar-me com a diferença de mil anos para bilhões, pois nossos horizontes não poderiam haver paralelos compatíveis para uma discussão saudável.
.
Sobre a idade da Terra segundo a bíblia, vejam o que diz o Arcebispo Ussher, que em 1650 publicou um documento sobre a idade da Terra, baseado na Bíblia e respectivos textos sagrados.

Segundo a Bíblia, a idade de nosso planeta seria a seguinte:

. Da criação até o dilúvio – 1656 anos
. Do dilúvio até Abraão – 292 anos  
. Do nascimento de Abraão até o êxodo do Egito – 503 anos
. Do êxodo até a construção do templo – 481 anos  
. Do templo até ao cativeiro – 414 anos
. Do cativeiro até ao nascimento de Cristo – 614 anos
. Do nascimento de Cristo até os tempos do Arcebispo Ussher1650 anos 
. Total = 5610 anos  

Fonte dos dados AQUI

De acordo com esses cálculos a data da criação teria sido a noite anterior ao dia 23 de outubro, um domingo, do ano 4004 antes de Cristo. Essa data foi aceita pela Igreja até o início do século XX, quando a abertura para a ciência mudou um pouco as coisas. Isto é, a Igreja vai se adaptando à modernidade, corrigindo as incoerências da ignorância do conhecimento da Geofísica, os conceitos vão se alterando no decorrer da história, os desastres naturais como o Dilúvio, Sodoma e Gomorra, Torre de Babel e outros ditos castigos "divinos", terão quer ser repaginados para acomodar-se a realidade, as lendas bíblicas vão sendo aos poucos modificadas pois a mentalidade vai evoluindo e gradativamente abolindo as atribuições emblemáticas colocadas aos eventos naturais pela mutação da natureza.

Mais sobre Göbekli Tepe: 
Desde 1994 escavações tem sido conduzidas pelo Instituto Arqueológico Alemão e pelo Museu de Şanlıurfa, sob a direção do arqueólogo alemão Klaus Schmidt (1995-2000: Universidade de Heidelberg, desde 2001: Instituto Arqueológico Alemão). Schmidt diz que os fragmentos de rocha na na superfície do monte fizeram com que tivesse certeza de que se tratava de um sítio pré-histórico. 
.

Share on Google Plus

About Elma.C

Livre pensadora.▃▃ Sou uma mulher que percorre um caminho onde o racionalismo não tem meio termo, que enfrenta as intercorrências de suas próprias escolhas sem culpar-se ou aos outros na busca por justificativas, acreditando que será sempre uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir. Sou uma cidadã brasileira e acho que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Ponderações:

Postar um comentário

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.