.




Torre de Babel - a lenda de 4.400 anos a.C

.

Das histórias que me contaram

.

A lenda da Torre se deu em torno de 2400 a.C. Antes dessa época já é facilmente comprovado o registro de uma infinidade de registros linguísticos diferentes.
.

A Torre de Babel Bíblica teria sido construída 2.400 a.C.
portanto há 4.400 anos.
A Torre de Babel teria sido construída pelos descendentes de Noé, na época em que o mundo inteiro falava apenas uma língua. Era localizada na antiga Mesopotâmia [entre rios], onde hoje é o Iraque. "A soberba dos homens em se empenharem na empreitada de alcançar o mundo dos deuses teria causado a fúria de Deus, causando uma grande ventania para derrubar a torre e espalhar as pessoas sobre a terra com idiomas diferentes, para confundi-las.
Por este motivo, o mito é entendido hoje como uma tentativa de se explicar a existência de tantas línguas diferentes no mundo".

.
Esta história acompanhou meu desenvolvimento enquanto criança e eu achava fenomenal a ideia de uma altíssima torre que alcançasse a porta do céu e que foi propositadamente destruída como castigo por um desarranjo climático (uma violenta ventania) fora de época criada por um deus onipotentemente mais forte  que  o trovão, mais forte que o mar, mais forte que o deslocamento das placas tectônicas,  que meus olhos marejavam ao imaginar tamanho poder, porque estas narrativas enquadravam perfeitamente à minha credulidade infantil carregada de fantasias e todas estas histórias posuiam o mesmo fascínio que Alice's Adventures in Wonderland  exercia sobre mim,  mesmo porque eu não fazia ideia de que havia a grandiosidadede uma Galáxia com  um Sistema Solar e que, dentro desta Galáxia estaria localizada a Via Láctea possuindo pelo menos 100 bilhões de planetas onde situa nosso planeta Terra.
Hoje, após 4.400 a.C se sabe que a Terra (o terceiro planeta mais próximo do sol) formado há 4,54 bilhões (mil milhões) de anos, e a vida surgiu na sua superfície um bilhão de anos depois, com uma superfície estimada em 510.065.500 Km2, é esférica com um diâmetro de 12.713,5032 Km, sendo que naquela época eles mal sabiam a extensão do espaço que pisavam e só conseguiam conhecer o que estava na linha  do horizonte e jamais poderiam imaginar o que havia além do que vislumbravam.

Lembrando Carl Sagan:


Descobrir que o Universo tem cerca de 8 bilhões a 15 bilhões de anos, em vez de 6 a 12 mil anos, aumenta a nossa apreciação de sua extensão e grandiosidade; nutrir a noção de que somos uma combinação especialmente complexa de átomos, em vez de um sopro da divindade, pelo menos intensifica o nosso respeito pelos átomos; descobrir, como agora parece provável, que o nosso planeta é um dentre bilhões de outros mundos na galáxia da Via Láctea, e que a nossa galáxia é uma dentre bilhões de outras, expande majestosamente a arena do que é possível; saber que os nossos antepassados eram também os ancestrais dos macacos nos une ao restante da vida e torna possíveis reflexões importantes – ainda que por vezes tristes –sobre a natureza humana. Carl Sagan

NGC 1672, como seria a Via Láctea, se ela fosse fotografada de longe. Onde poderíamos estar? - Clique na imagem para redimensionar
.

Onde estamos na Via Láctea?

Os astrônomos deduzem que estamos no meio de um dos braços da galáxia, a 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro. Os astrônomos só não cravam com certeza a nossa localização porque não temos uma "planta" exata da nossa galáxia. Exatamente por estarmos dentro dela, sabe-se bem menos sobre sua forma do que se sabe sobre as outras em nossa vizinhança. "Não existe uma fotografia da Via Láctea. O que a astronomia faz é deduzir a forma dela a partir das observações possíveis e de comparações com outras galáxias", diz o astrônomo Rundsthen Vasques de Nader, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Já fez as contas? pois então sem nenhuma visão do mundo, minha mente em formação não conseguia visualizar  outros mundos  senão aqueles que me foram apontados de acordo com a orientação que recebi e vivia influenciada a creditar nas histórias que meus pais também receberam contadas na bíblia do antes e depois de Jesus "Yahua".
Hoje sinto que minha vida, meus sonhos ou meus sentido de crença foram manipulados para um lado surreal consequente da necessidade do homem para mistificar fatos que, de tal forma que eles mesmos perdem o sentido verdadeiro de suas origens destes contos, que, com os milênios foram desviados como um rio que tem seu curso alterado pelas mãos dos homens.
Se hoje sabemos um pouco mais o que ainda não é o suficiente para continuar acreditando numa lenda criada quando o mundo era povoado por tão poucos habitantes, hoje não nos cabe consentir que estas histórias reflitam no nosso dia a dia quando somos conscientes de todas as descobertas científicas que nos vem sendo esclarecidas e repassadas constantemente.
Sabendo que os religiosos argumentam que não se deve aprofundar nos mistérios de Deus sob pena de estarem cometendo um grande pecado, suas consciências reprimem qualquer duvida ou questionamentos sobre os escritos da bíblia porque ela reflete a palavra de Deus mas, esquecem que foi escrita pelo homem.
.
Conclusões ponderáveis

No início da civilização, eram poucos os habitantes do planeta, viviam em tribos formadas por famílias e parentes entre si e eram nômades, isto é, não tinham moradia fixa. Caminhavam de um lado para o outro, viviam da caça e em cavernas.
Os indicativos da Torre de Babel começam na bíblia, especialmente no Antigo Testamento, livro do Gêneses. De acordo com este, a torre teria sido construída pelos descendentes de Noé na época em que o mundo inteiro falava apenas uma língua. Supostamente, a localização da Torre de Babel seria entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia.
Hoje é entendida como um mito numa tentativa dos antepassados de explicar a existência de tantas línguas no mundo e provavelmente é inspirado na torre do templo de Marduk, um deus protetor da cidade de Babilônia, possuía quatro olhos e ouvidos (via e ouvia tudo), e de sua língua saía uma chama ▬ que em hebraico é denominado de Babel o que significa “porta de Deus”.  No sul da Mesopotâmia há realmente restos de torres que fazem alusão à Torre de Babel da bíblia.


Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Ponderações:

  1. Falou mas não disse nada rs. É preciso respeitar a crença religiosa para se fazer ciência ou filosofia. Ao invés de encarar como mito, por que não ver como uma outra hipótese?
    Deus pode certamente ter ensinado a Moises uma explicação sobre a nossa existência que fosse compreensível a época! Todas as exímias descobertas que fazemos não exclui Deus! Apenas o torna mais interessante. Imagina conversar com Ele como não seria fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Abraão Azevedo

    Percebo claramente que não leu meu texto na íntegra ou se leu, seu conceito religioso o impediu de compreender meu raciocínio em torno da lenda da Torre de Babel que só foi narrada na bíblia.

    Ana

    ResponderExcluir

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.