.




Nossas máscaras

Nietzsche foi um pensador incômodo e provocador que refletiu sobre todos os problemas cruciais da cultura moderna do sec. XIX. Era dotado de uma inflexível honestidade intelectual e soube, como ninguém, denunciar a mesquinhez e a trapaça ocultas nos nossos valores mais elevados, dissimuladas nas convicções mais firmes, renegadas nas mais sublimes esperanças. E essa atitude deriva do que Nietzsche entendia por filosofia. Por isso foi e é ainda, incompreendido por muitos e adorado por outros.
Dizem ser impossível colocarmo-nos à altura das principais questões do nosso tempo, sem entender o pensamento de Nietzsche!
Nietzsche quis ser o grande "desmascarador" de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano, aquele que ousa olhar, sem temor, aquilo que se esconde por trás de valores universalmente aceitos, por trás das grandes e pequenas verdades melhor assentadas, por trás dos ideais que serviram de base para a civilização e nortearam o rumo dos acontecimentos históricos. E assim a moral tradicional, e principalmente esboçada por Kant, a religião e a política não são para ele nada mais que máscaras que escondem uma realidade inquietante e ameaçadora, cuja visão é difícil de suportar.

Com efeito, ele procurou arrancar e rasgar as mais idolatradas máscaras. Mas a questão é: que máscaras são essas? Responde, então, que as máscaras se tornam inevitáveis pela própria vida, que é explosão de forças desordenadas e violentas, e por isso, é sempre incerteza e perigo.

Segundo Nietzsche a vida é um eterno retorno, porque precisamos, temos a obrigação de errar e voltar a errar quantas vezes for necessário desde que não cometamos o primário erro humano de levarmos uma vida dentro de um ciclo de mesmices. Esta teoria nos convence, em suma, a levarmos uma vida de liberdade, uma vida que valha a pena ser vivida.
.

Uma coisa sou eu, outra são meus escritos." Nietzsche

 

.

Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Ponderações:

Postar um comentário

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.