.




A religião dos indios

Albert Einstein disse:

"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia".
Anciao Caiapo
Índio caiapó
Todos os seres humanos são descendentes dos mesmos antepassados que habitaram a África, local onde o Homo sapiens surgiu entre 100 e 200 mil anos antes do presente . Por milhares de anos, a África foi o único lugar do mundo onde havia pessoas. As primeiras a saírem de lá o fizeram, acredita-se, há cerca de 50-60 mil anos, e a partir de então passaram a se espalhar pelo resto do mundo.
Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia, localizado na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia.

A religião dos índios Caiapós, assim como a de todos indígenas, é animista, - que cultuam elementos do Cosmos (Sol, Lua, estrelas), os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), os seres vivos (animais, fungos, vegetais) e os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite) 

Segundo sua religião, há um mundo celeste do qual provém a humanidade. Os primeiros seres humanos que chegaram à Terra vieram de lá por uma longa corda, qual formigas por um tronco. Isto foi possível porque um homem viu um tatu e o seguiu até que entrou num buraco, que depois foi usado pelas pessoas para vir a este mundo. Também as plantas celestes baixaram do mundo celestial quando a filha da chuva brigou com a mãe, desceu a este mundo e foi acolhida por um homem, a quem entregou as plantas. 

Muitos relatos explicam os fatos culturais, desde a obtenção do fogo até a casa da onça-pintada. As danças são levadas muito a sério, pois explicam a relação com a natureza, a sociedade e a história. Não usam bebidas fermentadas nem plantas alucinógenas.
Cultura indígena.

Evangelização de indígenas: desrespeito às suas  tradições culturais.

Batismo das igrejas evangélicas
Mesmo sem conhecer os usos e costumes indígenas ameríndios, Einstein pressentia pela lógica, o sentido da verdadeira religião.



Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 Ponderações:

  1. Sou cristão e evangelizar índios não é um desrespeito a tradições culturais. Primeiro, todo índio deve ter o total direito e liberdade de mudar de religião caso seja de sua vontade, segundo deve-se separar religião de tradições culturais uma vez que se entende o conflito cósmico do bem contra o mal e a luta da forças das trevas em afastar a humanidade do Criador. Lúcifer desde o princípio criou cultos e adorações a falsos deuses (anjos caídos) e a natureza para afastar o homem do Único e verdadeiro Deus Criador.

    ResponderExcluir
  2. Como é o nome do deuses dele mesmo da chuva, a quem eles pedem água para as terras secas

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Como diz a história, os índios adoravam o Sol, a Lua e alguns deuses conforme sua cultura

      Excluir

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.